Propagandas do governo, quem paga é você. ( e muito…)

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Muitas pessoas devem se perguntar: Qual o preço de 30 segundos no horário nobre (das 20 às 22 h) da TV Globo? Em uma notícia da UOL foi divulgado que em 2008 o preço de uma inserção estava na casa de R$ 300.000,00, na mesma notícia também havia a informação de que a novela daquela época tinha atingido 37 pontos de audiência (1 ponto = 50  mil TV´s sintonizadas no canal, na grande São Paulo).

Se você prestar atenção os horários nobres estão preenchidos sempre pelas mesmas empresas e se fizermos as contas de 30 inserções passaria longe de qualquer planejamento de mídia que um dia você pensou em fazer.

Para uma empresa de porte estadual ou de segmentos específicos um planejamento de mídia deste tamanho foge definitivamente de qualquer orçamento. Mas para uma empresa de porte nacional que tenha produtos de primeira necessidade o orçamento está dentro do padrão.

Vamos agora analisar o preço do horário nobre, considerando os dados da notícia UOL, R$ 300.000,00 atingiu 1800000 pessoas apenas na cidade de São Paulo, sem considerar o restante do Brasil. Analisando a grosso modo a empresa gastou R$ 0,17 por espectador.

 

Qual é o custo de uma propaganda comercial na TV?

Por Bruno Pinheiro em 31 de março de 2012 | Categoria:Tecnologia

 

Que tal colocar uma propaganda comercial de sua empresa na TV? Antes disso, é melhor pensar, e muito, porque dependendo do horário,  o valor de 30 segundos de comercial pode ultrapassar dos 600 mil reais.

 

Conseguimos achar a tabela de preço das propagandas comercias das três emissoras mais assistidas do Brasil, que você confere abaixo:

Rede Globo

FANTÁSTICO – R$686.970,00
MALHACAO (17h50 às 18.h25) – R$ 135,700.00
JORNAL DA GLOBO (00.20 às 00.50) –  R$ 105,300.00
JORNAL HOJE (13h20 às 13h50) – R$ 129,100.00
NOVELA I (18h25 às 19h15) – R$ 199,400.00
PRACA TV 2 EDICAO (19h15 às 19.h30) – R$ 267,800.00
NOVELA II (19h30 às 20h30) – R$ 273,000.00
JORNAL NACIONAL (20h30 às 21h10) – R$ 478,000.00
NOVELA III (21h10 às 22h20) – R$ 476,600.00

Record

NOVELA  (19h30 às 20h30) – R$ 156,800.00
SERIE ESPECIAL (21h15 às 22h15) – R$ 196,000.00
NOVELA 22 HS (22h15 às 23h00) – R$ 276,900.00
JORNAL DA RECORD (20h30 às 21h15) – R$ 310,400.00

SBT

SERIE NOITE 1 (18h15 às 19h45) – R$ 75,000.00
NOVELA NOITE 1 (20h30 às 21h30) – R$ 160,000.00
PROGRAMA DO RATINHO (21h30 às 22h30) – R$ 100,000.00
JORNAL DO SBT (00h30 às 01h15) – R$ 58,300.00
TELE SERIADOS I (02h00 às 03h00) – R$ 10,000.00
SBT BRASIL (19h45 às 20h30) – R$ 180,000.00
DOMINGO LEGAL (11h00 às 15h00) – R$ 185,000.00
ELIANA (15h00 às 19h00) – R$ 185,000.00
PROG SILVIO SANTOS (20h00 às 00h00) – R$ 280,000.00

 

  Baseado em todas essas informações surge a pergunta: Por qual motivo empresas que não tem concorrência e recebem todos os tipos de subsídios, teriam a necessidade de produzir comerciais caríssimos veiculados em horário nobre na tv e em páginas centrais de revistas como Veja, Isto é, Época… Sim senhores, estou falando de empresas estatais como  Petrobrás e Correios. Milhões são entregues aos veículos de comunicações para divulgar os serviços óbvios dessas empresas sem necessidade nenhuma, e quem paga somos nós. Por isso, cada vez que você ver um comercial da maravilhosa Petrobrás, que monopoliza o preço dos combustíveis impedindo a livre concorrência, ou dos correios, lembre-se que é você que está pagando.

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